Propriedades têxteis de cânhamo

- Mar 15, 2019-

                                                                Propiedades de têxteis de cânhamo


Como a principal fibra vegetal, True Hemp ou Cannabis sativa tem servido a humanidade por milhares de anos. Esta fibra venerável sempre foi valorizada por sua resistência e durabilidade. Materiais feitos de cânhamo foram descobertos em túmulos que datam de 8.000 aC Cristovão Colombo navegou para a América em navios equipados com cânhamo. O cânhamo foi cultivado extensivamente na América colonial por numerosos agricultores, incluindo George Washington e Thomas Jefferson. Betsy Ross costurou a primeira bandeira americana de cânhamo. Na verdade, sua combinação de robustez e conforto foi utilizada pela Levi Strauss como uma lona de pato leve para o primeiro par de jeans feito na Califórnia.


Por milhares de anos, o cânhamo era tradicionalmente usado como fibra industrial. Os marinheiros confiavam na forra do cânhamo para ter força para segurar seus navios e velas, e a aspereza da fibra fazia com que o cânhamo fosse útil para lona, pano de vela, sacos, corda e papel.


Enquanto a fibra de cânhamo era a primeira escolha para a indústria, a aspereza da fibra restringia o cânhamo do vestuário e da maioria dos usos domésticos. O cânhamo precisava ser amolecido. Os métodos tradicionais para suavizar fibras vegetais usavam ácidos para remover a lignina, um tipo de cola natural encontrada em muitas fibras vegetais. Embora esse método para remover a lignina tenha funcionado bem com o algodão ou o linho, enfraqueceu as fibras do cânhamo e as deixou instáveis demais para o uso. O cânhamo, portanto, permaneceu como tecido industrial.


Em meados da década de 1980, os pesquisadores desenvolveram um processo enzimático para remover com sucesso a lignina da fibra de cânhamo sem comprometer sua força. Pela primeira vez na história, a fibra de cânhamo desengordurada poderia ser fiada sozinha ou com outras fibras para produzir têxteis para vestuário. Este avanço tecnológico catapultou o cânhamo para o primeiro plano do design e da moda têxtil moderna. Dada a superioridade do cânhamo para outras fibras, os benefícios deste avanço são enormes.